Tuesday, May 1, 2012

Buddy Guy - A Man and the Blues (1968)


Quando o assunto é Blues, quem não conhece o cara tem que se matar!!! George Guy, vulgo Buddy Guy, nasceu em Lettsworth Louisiana em 30 de julho de 1936, onde construiu sua primeira guitarra aos 7 anos com um pedaço de madeira e duas cordas presas a grampos de cabelo. Nas plantações onde sua mãe trabalhava, ele desenvolveu suas técnicas músicais até ganhar seu primeiro violão...depois disso ninguem segurou o garoto.
Além de servir de inspiração para Jimi Hendrix e outras lendas dos anos 60, Buddy é considerado um importante expoente do chamado Chicago blues.
A Man And The Blues é o primeiro disco de Buddy Guy fora da Chess Records e o primeiro como músico principal de uma banda, que antes do lançamento deste trabalho apenas acompanhava os músicos da gravadora. Ele é considerado por muitos como o melhor disco de Buddy e conta com músicas que viraram hits, como "Sweet Little Angel", "Worry, Worry", "One Room Country Shack" (um cover de Mercy Dee) e "Mary Had A Little Lamb" (a favorita de Stevie Ray Vaughan).
O timbre de sua guitarra Fender 1957 continua sendo, até hoje, referência para quem deseja se aventurar a tocar o blues de Chicago.
O produtor do disco, Samuel Charters, percebeu que Buddy estava emergindo da sombra de Muddy Waters e B.B King e tratou de arranjar um excelente elenco de músicos para a gravação do disco, incluindo o grande guitarrista Wayne Bennett, o pianista Otis Spann e o baterista de Muddy Waters, Fred Below. O resultado: um dos melhores discos de blues de todos os tempos. A Escola do Jazz sem duvidas é o blues, e este albúm é um aprendizado para a evolução músical, portanto, desce esse som ai rapa!

Tracklist
01- A Man and the Blues
02 - I Can't Quit the Blues
03 - Swett Little Angel
04 - Money (That's What I Want)
05 - One Room Country Shack
06 - Mary Had a Little Lamb
06 - Just Playing my Axe
07 - Worry, Worry
08 - Jam on a Monday Morning




Abrazz do Véio

No comments: