Tuesday, August 23, 2011

Grupo Medusa (1981)



Grande Banda Nacional einh!
Liderada por Cláudio Bertrami, este Albúm de 1981 é uma grande mistura do Jazz, mas com uma Linguagem bem pessoal de cada músico e nitidamente apimentada com os ritmos de nossa terra. O Grupo Medusa rodou o país e já apresentou-se no Festival de Jazz em París em 1982. No mesmo ano lançaram o albúm intitulado ´´Ferrovias``, mas não muito tempo depois a banda acabou.
Seus Albúns ainda não foram remasterizados em CD, tornando o Vinil uma raridade...ainda bem que eu tenho einh!rs

Amilson Godoy - Piano Acústico, Piano Fender e Clavinet
Chico Medori - Bateria e Percussão
Cláudio Bertrami - Baixo Fender, Fretless, Acústico e Surdo
Heraldo do Monte - Guitarra, Bandolim, Violão, Gemido da Seca (Baiana)
Theo da Cuíca - Percussão
Jorginho Cebion - Percussão



Track List
01. Baiana
02.Zeby
03.Caminhos
04.Medusa
05.Pé no Chão
06.Asa Delta
07. Uma Viagem
08.Ponto de Fusão





Abrazz do Véio

1 comment:

Anonymous said...

Ola !!
Agradeço por divulgar o Medusa e gostaria apenas de complementar as tuas informações.
O idealizador e fundador do Medusa foi Cláudio Bertrami que foi um dos maiores e melhores baixistas na época tocando com Sarah Vaughan e diversos nomes desse peso que não vem ao caso agora. Diga-se de passagem, Claudio era irmão de Zé Roberto Bertrami, outro "monstro" da musica e fundador da banda Azymuth. O Medusa tem apenas dois discos únicamente por que Claudio Bertrami, teve um derrame cerebral em 1983 e infelizmente ficou com sequelas paralisando seu lado esquerdo ficando impossibilitado de tocar baixo.
Sendo assim, o fim do Medusa foi inevitável.
Claudio viveu desde então até seus últimos anos em Tatuí (onde nasceu) na casa de seus pais.
Desde 1983 Cláudio teve apoio APENAS de sua família e mais ninguém do seu antigo cenário musical. Foram 19 anos vividos impossibilitado de tocar baixo porém, através de um teclado sequenciador e solitáriamente dentro de um quarto, ele continuou transcedendo a si mesmo como músico (e como ser humano), criando e compondo verdadeiras obras-primas e poucos tiveram a chance e privilégio de ver e ouvi-lo como eu tive pois afinal, primeiramente o "músico" esta na mente e depois em suas mãos. Essas obras-primas "inéditas" estão hoje em poder de seu filho, Beto Bertrami.
Claudio, faleceu em 2002 como um verdadeiro gênio "anônimo"da música sem dever nada a mestres como Beethoven incluindo a lição de vida de que: a música não para e não depende de seus ouvidos ou de suas mãos.
Em 2010, Midori, Godoy e Heraldo se reuniram usando o nome Medusa pois claro, é um nome de peso. Culturalmente nesse país, a volta do Medusa seria de extrema importãncia porém, no meu ponto de vista faltou o devido respeito à memória de Claudio Bertrami pois, se houve um mestre da música encarnado em pleno século 21 que POUQUÍSSIMOS conheceram, esse mestre chama-se Claudio Bertrami.

PS: Perdoe os erros ortográficos.
Abs
Bertrami